terça-feira, 30 de setembro de 2014

Spiritum contra spiritus

junaab, revista, vivência, aa.org.br

Ao  longo dos anos, como psiquiatra, em Zurique, na Suíça, Carl Jung tratou muitas pessoas com uma variedade de saúde mental, desafios e transtornos. Em 1931, ele tratou um americano, Rowland Hazard, que sofria de alcoolismo crônico. Seu tratamento não teve sucesso contra condição Rowland, que ficou desesperançado ao longo do tempo. Chegando à conclusão de a única recuperação possível seria uma experiência espiritual.


Rowland, aceitou o conselho de Jung por emoção e entrou para o Grupo Oxford, um movimento cristão evangélico nos Estados Unidos. Pelo ano de 1934, ele conheceu Edwin Thacher ("Ebby") em uma reunião de Oxford e compartilhadas as experiências de tratamento que teve com Carl Jung e seu conselho para buscar uma transformação espiritual.

Ebby tinha encontrado alívio de seu alcoolismo nas práticas espirituais simples do Grupo de Oxford, que foi uma tentativa de voltar ao cristianismo do primeiro século. O programa que Ebby descreveu a Bill, envolveu elaboração de um inventário moral pessoal, admitindo para outra pessoa os erros cometidos, fazer as pazes e reparação, e fazendo um esforço genuíno para ser útil aos outros. A fim de obter o poder para superar esses problemas, Ebby tinha o encorajado a clamar a Deus, pois ele o compreendeu.

Bill ficou profundamente impressionado com as palavras de Ebby, mas foi ainda mais afetada pelo exemplo de ação de Ebby. Ali estava alguém que bebia como Bill bebeu - e ainda, Ebby estava sóbrio, devido a uma ideia religiosa simples e um programa prático de ação. Os resultados foram uma pessoa inexplicavelmente diferente. Um milagre se sentou em frente à mesa da cozinha de Bill. Era uma mensagem de esperança - de que Deus iria fazer por nós o que não poderíamos fazer por nós mesmos.

Ebby levou a mensagem do Grupo Oxford de Bill com grande cuidado e dedicação - que a recuperação do alcoolismo era possível usando princípios espirituais, mas somente se ele fosse combinado com as ações práticas. Bill Wilson nunca tomou outro gole, e deixou Towns Hospital para dedicar o resto de sua vida em levar a mensagem a outros alcoólicos.

Leia aqui a carta de Bill W. endereçada ao famoso Psicanalista...

Como resultado de sua própria experiência de conversão a partir dos princípios e práticas de Oxford, Bill W. adotaram e adaptaram cinco dos princípios fundamentais para o AA (auto-exame, confissão, reparação, serviço, e oração / meditação). Ebby tornou-se a prova viva dessas práticas fundamentais que proporcionou uma experiência de conversão, o que pode resultar não só em sobriedade, mas uma nova maneira de viver.

Um comentário:

  1. Fantástico artigo histórico. De uma profundidade espiritual que chega a emocionar o leitor, o adicto em Recuperação!!!

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos com suas colaborações de qualquer natureza, excetuando tudo que infrinja as regras do bem proceder. Lembramos sempre que nenhum dos seus membros fala "em nome de" A.A., mas, no máximo, "de" A.A. As opiniões dos alcoólicos recuperados baseiam-se sempre na propriedade de suas experiências pessoais.