segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A carta de Bill W. co-fundador de Alcoólicos Anônimos ao Carl G. Jung

alcoólicos anônimos, junaab, revista vivência, aa.org.br


Meu caro, Dr. Jung!

Esta carta de grande apreço me era devida a longo tempo. Permita-me apresentar como Bill W., co-fundador da Sociedade de Alcoólicos Anônimos. Embora você certamente tenha ouvido falar de nós, eu duvido que o senhor esteja ciente de uma certa conversa que teve com um de seus pacientes, Sr. Rowland H., no início dos anos 30, que teve um papel fundamental na fundação da nossa sociedade.

Apesar de Rowland H. há muito tenha feito a passagem, as lembranças de sua notável experiência, enquanto sob seu tratamento, tornou-se definitivamente parte da história da AA. Nossa lembrança das declarações de Rowland H. sobre sua experiência junto ao senhor é a seguinte:
Tendo esgotado outros meios de recuperação de seu alcoolismo, foi pelo ano de 1931 que ele se tornara seu paciente. Eu acredito que ele tenha permanecido sob seus cuidados por talvez um ano. Admiração pela sua pessoa não tinha limites, e ele o deixou com um sentimento de muita confiança.
Para sua grande consternação, ele logo recaiu intoxicado. Certo de que o senhor era o seu "tribunal de última instância", ele retornou novamente para seus cuidados. Seguiu-se a conversa entre ele e o senhor que viria a ser o primeiro elo da cadeia de eventos que levaram à fundação dos Alcoólicos Anônimos.
Minha lembrança sobre o que foi relatado desta conversa é a seguinte: Em primeiro lugar, o senhor francamente lhe havia dito de sua desesperança, e tanto quanto qualquer outro tratamento médico ou psiquiátrico pudesse lhe ser útil. Essa sua declaração sincera e humilde, foi sem dúvida a primeira pedra fundamental sobre a qual nossa sociedade foi construída.
Vindo do senhor, a quem ele tão confiava e admirava, o impacto sobre ele foi imenso. Quando então ele lhe perguntou se havia alguma esperança, o senhor lhe disse que poderia haver, desde que ele pudesse tornar-se sujeito de uma experiência espiritual ou religiosa - em suma, uma genuína conversão. O Senhor apontou como tal experiência, se provocada, poderia remotiva-lo, quando nada mais poderia fazê-lo. Mas o senhor pediu cautela, no entanto, que, enquanto tais experiências, por vezes, tinha trazido recuperação para alcoólatras, eram, no entanto, relativamente raras. O senhor recomendou que ele se colocasse em uma atmosfera religiosa e esperasse o melhor.Creio que essa tenha sido a substância de seu conselho.
Pouco tempo depois, o Sr. Rowland H. se juntou ao Grupo Oxford, um movimento evangélico então no auge de seu sucesso na Europa, o qual deve o senhor está familiarizado. O Senhor se lembrará da grande ênfase sobre os princípios do auto-exame, confissão, reparação, e doação de si mesmo no serviço aos outros. Eles enfatizam fortemente a meditação e a oração. Neste ambiente, Rowland H. fez encontrar uma experiência de conversão que o livrou até momento a compulsão por beber.
Retornando a Nova York, ele se tornou muito ativo, com os "GO" aqui, então dirigida por um pastor episcopal Dr. Samuel Shoemaker. Dr. Shoemaker havia sido um dos fundadores daquele movimento, e sua forte personalidade transmitia imensa sinceridade e convicção. 
Nessa época (1932-1934), os Grupos Oxford já havia recuperado um número de alcoólicos e Rowland, sentindo que ele poderia especialmente identificar-se com estes doentes, dirigiu-se à ajudar outros ainda. Um deles teve a chance de ser um antigo colega meu de escola, Edwin T. ("Ebby"). Ele havia sido ameaçado de prisão, mas Sr. H. e um outro membro "GO" um ex-alcoólico, ajudaram-no em sua liberdade condicional e a provocar a sua sobriedade.

Enquanto isso, eu seguia o curso do meu alcoolismo e eu mesmo estava ameaçado de prisão. Felizmente fiquei sob os cuidados de um médico - um Dr. William D. Silkworth - que era maravilhosamente capaz de entender os alcoólatras. Mas assim como Senhor havia desistido de Rowland, ele, do mesmo modo havia me abandonado. Sua teoria era a de que o alcoolismo tinha dois componentes - uma obsessão que obrigava o sofredor a beber contra sua vontade e desejo, e algum tipo de dificuldade metabólica que ele então a chamava de alergia. A compulsão alcoólica garantiria que o beber do alcoólatra continuaria adiante, e a alergia a certeza de que o doente iria finalmente se deteriorar, enlouquecer, ou morrer. Embora eu tenha sido um dos poucos que ele pensava que fosse possível ajudar, ele finalmente foi obrigado a dizer-me da sua desesperança; Eu, também, teria que ser trancafiado. Para mim, este foi um golpe devastador. Assim como Rowland foi preparado para sua experiência de conversão pelo senhor, assim meu maravilhoso amigo, Dr. Silkworth, me preparou.
Ouvindo minha situação, meu amigo Edwin T. veio ver-me em minha casa, onde eu estava bebendo. Até então, era novembro de 1934, há muito, tinha eu marcado meu amigo Edwin como um caso perdido. Mas ele estava em um estado muito evidente de "liberdade", que não pode de forma ser explicada por sua mera associação para um tempo muito curto, com os Grupos Oxford. No entanto, este estado evidente de libertação, tão distinto de sua depressão usual, foi tremendamente convincente. Porque ele era um parceiro de sofrimento, ele poderia se comunicar comigo, sem dúvida, em grande profundidade. Eu soube imediatamente que eu precisava encontrar uma experiência como a dele, ou morreria.
Mais uma vez, voltei aos cuidados do Dr. Silkworth onde pude novamente me tornar sóbrio e assim obter uma visão mais clara da experiência de liberdade do meu amigo, e da abordagem de Rowland H. a ele. 
Desintoxicado novamente do álcool, senti-me terrivelmente deprimido. Isso parecia ser causado pela minha inabilidade de conseguir a menor fé. Edwin T. visitou-me novamente e repetiu as simples fórmulas Grupos Oxford. Logo depois ele me deixou eu me tornei ainda mais deprimido. Em total desespero, clamei: "Se existe um Deus, Ele vai mostrar-se." Há, imediatamente me veio uma iluminação de enorme impacto e dimensão, algo que eu tenho e que tentei descrever no livro "Alcoólicos Anônimos" e em "AA Atinge a Maioridade", textos básicos que eu vos envio a vós.

Minha libertação da obsessão pelo álcool foi imediata. Ao mesmo tempo eu sabia que era um homem livre. Logo após a minha experiência, meu amigo Edwin chegou ao hospital, trazendo-me uma cópia William James '"Variedades da Experiência Religiosa". Este livro me deu a percepção de que a maioria das experiências de conversão, independentemente da sua variedade, têm um denominador comum, um colapso ego em profundidade. O indivíduo enfrenta um dilema impossível. No meu caso, o dilema tinha sido criado pela minha maneira de beber compulsiva e o profundo sentimento de desespero que tinha sido muito aprofundado pelo meu médico. E foi mais aprofundado ainda por meu amigo alcoólatra quando me contou de seu veredicto de desesperança a respeito de Rowland Hazard.
Na sequencia da minha experiência espiritual, veio uma visão de uma sociedade de alcoólatras, cada um identificando-se e transmitindo sua experiência para o próximo - estilo cadeia. Se cada sofredor levasse a notícia da desesperança científica do alcoolismo a cada novo interessado, ele pode ser capaz de colocar todo recém-chegado aberto a uma experiência espiritual transformadora. Este conceito provou ser a base de tal sucesso, como Alcoólicos Anônimos tem alcançado desde então. Isso tem tornado experiências de conversão - quase todas as variedades relatadas por James - disponíveis em uma base quase que por atacado. Nossos recuperações sustentados ao longo do último quarto de século, somam cerca de 300.000. Na América e através do mundo, há hoje 8.000 grupos de AA.
Assim, ao Senhor, ao Dr. Shoemaker dos Grupos Oxford, de William James, e ao meu próprio médico, Dr. Silkworth, nós de AA devemos este enorme beneficiamento. É com mais clareza que o senhor perceberá, esta espantosa cadeia de acontecimentos que realmente começou há muito tempo em seu consultório, e foi diretamente fundada sobre sua própria humildade e profunda percepção.
Muitos do AAs mais atentos estudam seus escritos. Por causa de sua convicção de que o homem é algo mais do que o intelecto, emoção e dois dólares de produtos medicação, o senhor tornou-se encantador especialmente para nós.
Como a nossa sociedade cresceu, desenvolveu suas tradições para a unidade, e estruturou o seu funcionamento, será visto nos textos e panfletos, material que eu vos envio a vós. 

O senhor também vai se interessar em saber que além da "experiência espiritual", muitos AAs relatam uma grande variedade de fenômenos psíquicos, sendo considerável seu peso cumulativo. Outros membros têm - seguindo-se a sua recuperação em AA - e se beneficiando por seus médicos. Alguns poucos tem se intrigado com o "I Ching", e sua notável introdução a esse trabalho.


Por favor, esteja certo de que seu lugar no afeto e na história da Irmandade, é como nenhum outro.
Grato seu, 
William G. W. 

Co-fundador dos Alcoólicos Anônimos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos bem-vindos com suas colaborações de qualquer natureza, excetuando tudo que infrinja as regras do bem proceder. Lembramos sempre que nenhum dos seus membros fala "em nome de" A.A., mas, no máximo, "de" A.A. As opiniões dos alcoólicos recuperados baseiam-se sempre na propriedade de suas experiências pessoais.